É provável que RAYE tenha escrito uma das músicas que você adora. A cantora e compositora britânica fez história ao ganhar seis prêmios no BRIT Awards de 2024, e achamos que esse reconhecimento demorou e muito!
RAYE é de onde?
RAYE, cujo nome verdadeiro é Rachel Keen, nasceu no sul de Londres em 24 de outubro de 1997. A cantora de 26 anos frequentou uma das escolas de artes performáticas mais prestigiadas da Inglaterra, a The BRIT School em Croydon, que também formou Adele e Amy Winehouse.
Sobre sua família, seu pai era diretor musical na igreja local, enquanto sua mãe cantava no coral gospel. RAYE compartilhou que sua família a apresentou a muitos gêneros diferentes. “Como uma britânica de origem ganesa e suíça, cresci com muitas culturas diferentes. Gospel, soul, jazz e R&B foram os gêneros com os quais me conectei como artista,” ela disse à Vogue em março de 2024.
Quando RAYE começou a lançar música?
Rachel começou a ganhar destaque em 2014, quando lançou seu EP de estreia Welcome to the Winter. Com apenas 16 anos, a cantora começou a ganhar visibilidade e assinou com uma gravadora no mesmo ano. No entanto, só em 2016 ela lançaria seu próximo trabalho, um segundo EP junto com o single Distraction and Ambition, que conta com a participação do artista Stormzy.
RAYE também escreveu para muitos artistas de renome, como Beyoncé, Little Mix, John Legend, Ellie Goulding, entre outros.
Por que RAYE saiu da gavadora?
Apesar de ter assinado um contrato de quatro álbuns com a gravadora Polydor, RAYE alegou que estavam retendo sua música. Quando assinou com a gravadora, ela tinha seu primeiro álbum de R&B “praticamente pronto para lançar”, mas foi informada de que o R&B não venderia no Reino Unido e foi solicitada a escrever música do gênero dance. Mesmo contra seus interesses, ela aceitou, “Eu era tão jovem, tão faminta, tão grata pela oportunidade, tive que encontrar uma maneira de fazer isso funcionar,” disse ela à Vogue.
Depois de anos escrevendo músicas com as quais não se sentia conectada, RAYE decidiu mudar. Em 29 de junho de 2021, a cantora compartilhou no Twitter o tratamento injusto que estava recebendo da gravadora. Ela escreveu, “Imagine essa dor. Estou em contrato com uma grande gravadora desde 2014… e tenho álbuns e álbuns de músicas acumulando poeira em pastas, músicas que estou agora dando para artistas de primeira linha porque ainda estou aguardando a confirmação de que sou boa o suficiente para lançar um álbum.”
Durante a mesma entrevista, RAYE compartilhou que sentia que não tinha “nada a perder.” Após essa revelação, RAYE recebeu apoio de muitos artistas como Charli XCX, MNEK e Rina Sawayama. Sua aposta valeu a pena, pois foi liberada de seu contrato duas semanas depois. Após uma pausa de dois anos, RAYE lançou seu álbum de estreia My 21st Century Blues em 2023, que lhe rendeu seis prêmios BRIT.
O álbum foi muito bem recebido pelo público. Alcançou a 2ª posição nas paradas de álbuns do Reino Unido. A música “Escapism“, com rapper americana 070 Shake, parte do mesmo álbum, fez sucesso na internet devido às suas batidas cativantes e letras com as quais muitos se identificaram. Entre muitas outras obras de RAYE, essa música foi fundamental para ajudá-la a se tornar popular.
A cantora se apresenta com sua banda impecável no sábado (18) no C6 FEST 2024, às 18h30, na Arena Heineken, no Parque Ibirapuera, que fica na Vila Mariana, em São Paulo.