Ao longo do tempo vemos mais e mais a transformação da indústria e os gêneros musicais inseridos, isso se dá pela possibilidade que plataformas de músicas construíram em possibilitar para nós, novos gostos musicais, talvez até inimagináveis.

Com isso podemos falar sobre a ascensão do trap nos últimos anos, fez com que o gênero se consolidasse como um dos carros-chefes da música brasileira atualmente, dando espaço para novos artistas ainda desconhecidos pelo público.

Nomes como, KayblackVeighWIUTetoMC CabelinhoMatuêVulgo FK se destacam neste cenário. Porém, há um novo subgênero se destacando nas redes sociais e conquistado públicos diversos: o trap gospel.

Segundo os dados exclusivos do Spotify para a Billboard Brasil, o número de streams de músicas de trap cristão, na playlist “Gospel Flow”, aumentou 73% só no primeiro trimestre de 2024 –em comparação ao mesmo período no ano passado. De 2022 para 2023, o aumento foi de 223%.

O hip hop cristão não nasceu recentemente no Brasil. Pregador LuoDJ Alpiste e grupos como Provérbio X foram pioneiros da cena. Hoje, o gênero é representado por rappers como VICTINNesk OnlyBrunno Ramos e 2metro, repaginando os beats e as letras focadas em levar a palavra de Deus para os jovens.