O álbum mais recente da deusa pop Taylor Swift é o primeiro a ultrapassar um bilhão de streams no Spotify em uma única semana. A artista também quebrou seu próprio recorde quando se trata das vendas de seus álbuns físicos.

The Tortured Poets Department“, lançado em 19 de abril, levou apenas cinco dias para fazer história no Spotify. Taylor não apenas vendeu a maior quantidade de álbuns de vinil em uma semana, mas levou apenas três dias para tal feito. E o recorde que ela quebrou era seu próprio.

O TTPD já vendeu mais de 700.000 álbuns físicos até agora. No ano passado, cerca de um milhão de discos de vinil foram vendidos nos EUA, no total. Quase 10% deles, eram de Taylor Swift.

A artista encerrou 2023 com 5 dos 10 álbuns de vinil mais vendidos do ano, liderando com “1989 (Taylor’s Version)“, “Speak Now (Taylor’s Version)” e “Midnights“. Cada um deles vendeu mais de 500.000 cópias físicas.

Venda de discos de vinil foi impulsionada por dois fatores

Primeiro, é que as vendas de LPs não foram rigorosamente rastreadas até o início da década de 1990 pelo Soundscan, empresa que fornece esses dados. Antes disso, é possível que outros artistas tenham vendido mais de 700.000 álbuns físicos em uma semana, mas simplesmente não há dados para provar isso.

E segundo, outro fator é que os álbuns de Taylor Swift são lançados em várias edições. Muitos fãs fervorosos de Swift fazem questão de colecionar todas elas. Então, por exemplo, uma versão de vinil transparente do “The Tortured Poets Department” com uma faixa bônus está disponível apenas na Target, enquanto outras versões estão disponíveis apenas no site de Swift.

As vendas de todas as versões contam para o total do TTPD.

Sou do Rio de Janeiro, tenho 28 anos e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.