Um dos maiores nomes da história da música brasileira, Sérgio Mendes morreu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos. Em sua longa carreira, o artista se tornou conhecido internacionalmente, ganhou Grammy e até mesmo colaborou com o grupo norte-americano Black Eyed Peas

Em homenagem ao seu legado enquanto expoente da música brasileira no mundo, relembre um pouco da trajetória de Sérgio Mendes. 

Ícone da bossa nova 

Sérgio Mendes se mudou para os Estados Unidos na década de 1960, época em que a bossa nova estava muito em alta aqui no Brasil. O artista é considerado um dos responsáveis pela expansão do gênero para além do território nacional, tornando o ritmo conhecido e respeitado não somente entre os estadunidenses, mas no mundo inteiro. 

Recordista na Billboard Hot 100 

E o impacto internacional de Sérgio Mendes na bossa nova pode ser visto pelos números. O pianista é, até hoje, o artista brasileiro que mais fez sucesso nos Estados Unidos. Sua música “The Look Of Love” (1968) chegou ao quarto lugar na Billboard Hot 100 – principal parada musical estadunidense.

O feito fez de Sérgio Mendes o dono do recorde de melhor posição conquistada por um artista brasileiro no chart norte-americano. Quem mais se aproximou do feito foi Astrud Gilberto com “The Girl From Ipanema” (1964), que chegou ao top 5.  

Prêmios importantes 

Sergio Mendes recebe o Grammy de Melhor Álbum de World Music por "Brasileirinho", em 1993 — Foto: AP Photo/Reed Saxon
Sérgio Mendes com seu Grammy por Melhor Álbum de Música Global, em 1993 (Foto: AP Photo/Reed Saxon)

O êxito internacional de Sérgio Mendes não se restringiu aos números. O músico também conquistou prêmios importantes. Em 1993 ganhou um Grammy na categoria Melhor Álbum de Música Global pelo disco “Brasileiro”. Mendes também tem duas aquisições no Grammy Latino, ambas em Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, por “Timeless” (2006) e por “Bom Tempo” (2010). 

Colaborações internacionais 

Sérgio Mendes tem diversas colaborações com nomes internacionais, como Stevie Wonder, John Legend e Black Eyed Peas – sendo essa última uma releitura da faixa “Mas Que Nada”, grande sucesso escrito por Jorge Ben, lançado por Mendes originalmente em 1962. A versão com o grupo norte-americano, pertencente ao álbum “Timeless”, de 2006, funde elementos de jazz, samba e hip-hop. O single alcançou a posição de número 47 na Billboard Hot 100.

Áudio de “Mas Que Nada”, com o grupo Black Eyed Peas (Reprodução: YouTube)

Turnê com Frank Sinatra

No ‘Conversa’, Sergio Mendes relembra amizade com Frank Sinatra: ‘Amigo até a morte’

Reprodução: TV Globo

Outra parceria de sucesso de Sérgio Mendes foi com o cantor Frank Sinatra. Os dois se tornaram amigos inseparáveis e chegaram até mesmo a sair em turnê juntos. Em uma das apresentações, Mendes foi cumprimentado pessoalmente por Elvis Presley. 

Jornalista, escritor, noveleiro e apaixonado por cultura pop.