A cantora de música country Kelsea Ballerini está tomando medidas legais contra um ex-fã acusado de vazar suas músicas. Tudo aconteceu em uma ação movida em 18 de abril no tribunal federal do Distrito Médio do Tennessee, em Nashville.

Kelsea, com seu selo Black River Entertainment, e a produtora musical Alysa Vanderheym, estão processando Bo Ewing, um ex-membro de seu fã-clube, por supostamente copiar e compartilhar sua música ilegalmente, de acordo com documentos obtidos pelo jornal USA TODAY.

Na reclamação por violação de direitos autorais, a artista alega que Ewing hackeou os dispositivos dela ou de Alysa para acessar “masters e demos ainda em produção, não lançados” e compartilhou as faixas com outras pessoas.

Kelsea também entrou com um pedido de medida cautelar contra Ewing, um morador de Ohio, que foi concedido por um juiz no mesmo dia. Uma audiência para o caso está marcada para quinta-feira (25).

Proteger a música de um artista é de extrema importância“, disseram representantes de Kelsea Ballerini em comunicado a revista People na segunda-feira (22).

Os artistas passam horas incontáveis aperfeiçoando sua arte e contando suas histórias através de sua música. Roubar e compartilhar músicas inacabadas é ilegal e prejudica a integridade do processo criativo.”

A reclamação da cantora inclui uma foto dela com Bo Ewing em um show e capturas de tela de tweets supostamente feitos por Ewing difamando ela no Twitter. Uma captura de tela, em resposta a outro tweet, mostra o usuário @bo_ewing escrevendo: “Você me apresentou à Kelsea, então não acho que confio no seu gosto, desculpe.”

Em outras capturas de tela arquivadas, o usuário é visto afirmando que vazou “o nome do álbum” e que “poderia ter vazado a tracklist no mesmo dia com as faixas bônus.”

A equipe jurídica de Kelsea Ballerini afirma que as ações de Bo Ewing violam a Lei Federal de Fraude e Abuso de Computador e a Lei de Computadores Pessoais e Comerciais do estado do Tennessee.

Segundo a reclamação, as ações de Bo Ewing causaram danos à Black River e à artista, incluindo “lucros esperados perdidos e a perda de autonomia sobre a distribuição” de suas músicas. A cantora está processando Ewing por $150.000, cerca de R$ 775 mil, em danos.

O último projeto lançado por Kelsea Ballerini, “Rolling Up the Welcome Mat“, foi lançado em fevereiro de 2023.

28 anos, moro no rio de janeiro e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.