Na última quinta-feira (25), Gerdau, uma das 50 marcas parceiras do Rock in Rio 2024, anunciou que retorna ao evento como fornecedora oficial de aço 100% reciclável para o Palco Mundo, dando continuidade a uma estratégia que começou em 2022.

Neste ano, o Palco Mundo do Rock in Rio 2024, que começou em 1985, será ainda maior, com 860 metros quadrados, 104 metros de largura e 30 de altura, o que equivale a um prédio de 10 andares, além de seis telões de LED. Entre as atrações desse ano, se apresentam no espaço os headliners: Travis Scott, Imagine Dragons, Ed Sheeran, Katy Perry, Shawn Mendes e muito mais.

Aço do Palco Mundo será reutilizado do Rock in Rio 2022

Em 2022, o aço utilizado no Rock in Rio foi reprocessado para o Palco Mundo deste ano. A nova estrutura terá, em média, 200 toneladas de aço, equivalente à fabricação de 400 carros.

Com 104 metros de largura, o palco pode ser comparado a mais de duas piscinas olímpicas. Mais de 1 milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, estão envolvidas no processo de reciclagem da Gerdau.

Investimento de R$ 2,5 mi em projeto social

Gerdau não parou no Palco Mundo e, em parceria com a ONG Gerando Falcões, o Rock in Rio e a Fundação Volkswagen, implementará o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida) no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ).

O projeto visa transformar tanto a infraestrutura da região — abrangendo moradias e saneamento — quanto a empregabilidade. Nossa primeira experiência com essa abordagem foi no ano passado, em parceria com o The Town, na Favela do Haiti, em São Paulo, onde mais de 98% dos residentes estão atualmente empregados”, explica o diretor da Gerdau, que investiu R$ 2,5 milhões, à Exame.

O Favela 3D pretende transformar a vida de 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas que vivem na região, por meio de iniciativas que visam fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda. O projeto tem como objetivo qualificar profissionalmente 150 famílias e promover dignidade a outras 125, com a meta de empregar 95% dos residentes da área.

Essa é a segunda evolução da parceria e reflete a crescente visão do festival como não apenas uma plataforma de entretenimento, mas também um agente de transformação social. Além disso, reafirma o compromisso da Gerdau em contribuir para a transformação do cenário habitacional no Brasil”, afirma Torres.

Óculos em parceria com a Chilli Beans

O executivo da Gerdau tem encontrado formas envolventes de contar a história do aço para conectá-la autenticamente com o público. Para isso, a marca está patrocinando o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, sobre os 40 anos do festival, desde sua criação até a integração do conceito de sustentabilidade.

O espetáculo, que será apresentado durante o evento e posteriormente em teatros, vai destacar o uso de produtos com menor emissão de carbono nos palcos e o impacto social do evento.

Em um movimento mais inovador, a Gerdau fechou uma parceria com a Chili Beans para lançar uma linha de óculos feitos de aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024.

Os produtos estarão à venda na Cidade do Rock durante o evento, nos pontos de venda da marca de óculos ou no site. Para cada óculos vendido da coleção exclusiva com a Chilli Beans, a Gerdau irá doar 20% do valor para o projeto Favela 3D

O design dos óculos feitos de aço homenageia a cenografia do Palco Mundo, que foi toda construída com aço Gerdau 100% reciclável. O públio pode encontrar traços do palco nos dois modelos de óculos disponíveis.

 

 

É uma maneira mais moderna e fashion de levar o conceito do aço ao público, especialmente os mais jovens, além de servir como um souvenir exclusivo”, explica o diretor.

A nova coleção será apresentada pelo músico Rogério Flausino, natural de Minas Gerais, onde a Gerdau mantém a maior parte de suas operações. Ele se apresentará, com sua banda Jota Quest, no dia 21 de setembro, no Palco Mundo.

Sou do Rio de Janeiro, tenho 28 anos e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.