A contagem regressiva para a Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo) já começou! Entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025, o Memorial da América Latina, ícone cultural da capital paulista, será o epicentro de debates, showcases, networking e muita música. O evento, que celebra sua 11ª edição, não só reafirma sua posição como a maior conferência de música da América Latina, mas também amplia seu impacto com um foco ainda maior em inclusão, sustentabilidade e inovação.

O que esperar da edição 2025?

Com um público esperado de 6.000 credenciados e 50.000 pessoas circulando, a SIM 2025 promete ser um marco na história do evento. Durante cinco dias, profissionais da música, artistas, empreendedores e entusiastas terão acesso a um verdadeiro caldeirão de atividades, incluindo:

  • 100 painéis, palestras e debates com especialistas discutindo desde inovação e tecnologia até saúde mental e políticas públicas.
  • Workshops e masterclasses, voltados para capacitação profissional, com conteúdo que vai da criação musical à gestão de carreira.
  • Networking e negócios, com speed-meetings, pitches e espaços de troca entre artistas, marcas e profissionais da indústria criativa.
  • Showcases diurnos com 30 artistas de 14 estados brasileiros e 6 países, que refletem novos movimentos artísticos e discursos transformadores.
  • Mais de 300 shows noturnos espalhados por São Paulo, ocupando casas de música e espaços culturais da cidade.
  • Festas de abertura e encerramento em locais especiais, transformando o evento em uma celebração inesquecível.
Da esquerda para direita: Marcos Passarini, Coy Freitas, Luiz Calainho, Fabiana Batistela, Flávio Pinheiro e Priscilla Mesquita.

Música conectando tudo e todos

Com o slogan “Música se conecta com tudo”, a SIM São Paulo traz em 2025 discussões urgentes sobre os impactos da música em áreas como empreendedorismo e negócios; inovação e tecnologia; meio ambiente e sustentabilidade; políticas públicas e transformação social; saúde mental e humanização; educação e pesquisa, entre outros.

Essa abordagem reafirma o poder da música como ferramenta de identidade cultural, motor econômico e instrumento de mudança social.

Transformação através da música

Um dos grandes destaques da conferência é o SIM Transforma, uma plataforma que conecta a música às periferias de São Paulo. Jovens de áreas vulneráveis participam de programas de capacitação profissional e aceleração artística, recebendo mentorias de especialistas.

Em 2025, esses jovens não só estarão contratados para trabalhar na SIM, mas também terão a chance de mostrar seu talento em apresentações oficiais. Além disso, ônibus sairão gratuitamente das Fábricas de Cultura, levando moradores da periferia ao Memorial da América Latina para participar do evento.

Como participar?

As credenciais para a SIM 2025 já estão à venda pela plataforma Shotgun. Os ingressos dão acesso a todas as atividades, painéis, showcases, networking e áreas exclusivas. Mais do que um evento de música, a SIM São Paulo é uma experiência transformadora. É onde negócios são fechados, carreiras são impulsionadas e ideias inovadoras ganham vida. É também um espaço de conexão humana, celebração cultural e aprendizado.

Tenho 25 anos, sou repórter, publicitário e obcecado pela cultura pop.