O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro iniciou nesta quinta-feira (11), a fiscalização das montagens do Rock in Rio 2024. O evento está marcado para começar no dia 13 de setembro. Primeiro, a CAU/RJ faz uma análise documental e verifica as condições das estruturas físicas instaladas na cidade do Rock, em sequência.
No início, o Conselho elabora um levantamento informando todos os espaços que serão montados na Cidade do Rock, como os palcos, por exemplo. No mesmo documento, são relatados os respectivos proprietários das áreas, as marcas expositoras, os responsáveis técnicos.
Depois, é feita uma verificação se existe profissionais e empresas habilitados para o projeto e execução das montagens das estruturas no local. É exigida a emissão dos documentos de responsabilidade técnica correlatos às atividades desempenhadas no festival.
“A fiscalização é preventiva, informativa, que exige toda a documentação necessária para as instalações de palcos, stands e etc, assim como garantir a acessibilidade de todas as pessoas”, conta o presidente do CAU/RJ, Sydney Menezes.
O Conselho ainda fiscaliza há medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres e, por fim, exige a apresentação de projetos técnicos feitos pelos profissionais, com aprovação da Prefeitura do Rio de Janeiro.