Desde 2001, o Primavera Sound marca o início do verão em Barcelona. No dia 29 de maio, Phoenix começa o festival com muito pop rock e new wave. No dia 30, os headliners são Pulp, Vampire Weekend e Justice. Já no dia 31 de maio, é a vez de Lana Del Rey, The National e Disclosure.
No sábado, 1º de junho, SZA, PJ Harvey, Mitski e Charli XCX se apresentam no evento, e no dia 2 de junho, tem ANOTR, The Blessed Madonna, Chloé Caillet e Mochakk.
No entanto, os headliners são apenas o começo do que torna o Primavera Sound Barcelona deste ano tão especial.
É provável que Peggy Gou, L’Impératrice e Omar Apollo apresentem novas músicas, já que todos estão com álbum para ser lançado em junho. E, há um mês, Faye Webster, The Last Dinner Party e Eartheater estrearam no Coachella, provando que estão prontos para arrasar no palco do Primavera.
Com centenas de atrações programadas para o festival de 5 dias, o verão por lá começará com tudo. Abaixo, destacamos 10 shows imperdíveis em Barcelona — desde o metal alternativo do Deftones até o hip-hop soul de Amaarae.
yeule (30 de maio no Plenitude Stage)
A musicista de Singapura yeule está inovando nos gêneros ambient e glitch pop. Nascida como Nat Ćmiel, seu nome artístico é baseado em um personagem de videogame, Paddra Nsu-Yeul, que reflete seus passos artísticos entre a realidade e a fantasia. A estética musical (e fashion) de yeule é definida pelo ciberespaço, com estilos futuristas e alternativos que quebram normas de forma encantadora.
Embora tenha começado como produtora musical dentro de casa, os esforços criativos mais recentes de yeule — como o álbum revigorante de 2022, softscars — adicionam uma camada de inspiração e beleza ao seu trabalho. Com influências que vão de Avril Lavigne a Radiohead, o set de yeule no Primavera será ideal para reviver todas as suas fantasias emo nostálgicas.
Deftones (30 de maio no Amazon Music Stage)
Formada em 1988 em Sacramento, a Deftones é conhecida por sua experimentação progressiva dentro do metal e rock, frequentemente explorando psicodelia, pós-punk e trip hop. Liderada pelo vocalista Chino Moreno, o som hardcore da banda é cru, original e pesado, continuando a evoluir expansivamente com o gênero metal.
Troye Sivan (31 de maio no Santander Stage)
O astro pop australiano Troye Sivan fará do Primavera uma parada antes da turnê de Something To Give Each Other, seu mais recente álbum com singles vibrantes como “Rush” e “Got Me Started”. Após encerrar a turnê europeia em Birmingham, Inglaterra, no final de junho, ele será a atração principal da Sweat Tour, junto com Charli XCX — que, coincidentemente, se apresentará no Primavera no dia seguinte, 1º de junho.
Desde os primeiros passos no electropop com seu álbum de estreia em 2015, Blue Neighborhood, até a beleza melancólica de seu EP de 2020, In A Dream, a arte de Troye evoluiu significativamente na última década. Hoje, sua música é mais libertadora do que nunca, e não há dúvida de que será gloriosa no palco do Primavera.
Obongjayar (31 de maio no Plentitude Stage)
O artista nigeriano Obongjayar tem um estilo musical quase indescritível. Misturando Afrobeat, poesia oral e EDM, suas músicas são marcadas por uma alma vibrante. Será sensacional ver como Obongjayar levará sua profundidade reflexiva ao palco do Primavera.
Embora seja mais conhecido pela colaboração com Fred again.. em “adore u” (que sampleia a faixa “I Wish It Was Me”), o som especial de Obongjayar se mistura perfeitamente com todos com quem ele trabalha. De “If You Say” com Sarz, a “Point and Kill” com Little Simz, até “Protein” com Jeshi, seria justo chamar Obongjayar de camaleão — mas, em vez de se esconder, ele se destaca.
Ethel Cain (31 de maio no Santander Stage)
Não há palavra melhor para descrever a música de Ethel Cain do que transcendental.
Mestra do indie rock gótico, Ethel une nostalgia amorosa em uma experiência sensorial radiante. Seu álbum de estreia, Preacher’s Daughter, de 2022, é divino e sua atmosfera ao vivo leva o público a um transe incrivelmente satisfatório.
Seja ouvindo o encantador lento de “A House In Nebraska” ou o rugido sinistro de “American Teenager”, tanto a narrativa da artista quanto sua performance ao vivo são arrepiantemente cativantes, por isso, não deixe de assistir o belo e assombroso set no Primavera.
BADBADNOTGOOD (31 de maio no Cupra Stage)
À procura de uma banda que combine estilos de jazz com produção de hip-hop? Não procure mais, BADBADNOTGOOD é uma banda instrumental canadense inovadora.
Depois de se conhecerem em um programa de jazz em Toronto em 2010, os três membros da banda se uniram pela sua apreciação ao hip-hop, e o resto é história.
Desde então, o BADBADNOTGOOD (que agora conta com Leland Whitty no lugar do Matthew Tavares) lançou cinco álbuns de estúdio — incluindo covers de músicas de hip-hop com interpretações de jazz. O grupo também colaborou com Kendrick Lamar, Tyler, The Creator, Thundercat e muitos outros grandes artistas.
A produção colaborativa e remixagem da banda lhes rendeu 2 prêmios GRAMMY e 5 indicações no total, e não há dúvida de que o set do BADBADNOTGOOD encantará Barcelona.
Arca (31 de maio no Amazon Music Stage)
A música eletrônica é o playground de Arca, e o set da produtora no Primavera certamente criará um mundo completamente novo. O dinamismo define a arte da musicista venezuelana, através da fusão de reggaeton, techno ambiente e eletrônica sombria.
A música de Arca frequentemente discute temas de identidade de gênero e sexualidade, e suas visões sobre a queeridade giram em torno de harmonia e inclusão, refletidas em faixas impecáveis como “Nonbinary” e “Machote” em seu álbum indicado ao GRAMMY, KiCk i.
Com 10 álbuns lançados desde 2006, colaborações com artistas como Rosalía, Björk e a falecida SOPHIE, e até mesmo como abertura da turnê mundial de Beyoncé, Arca traz uma experiência inestimável para Barcelona.
A música da produtora naturalmente pede para ser ouvida ao vivo, ela é feita para suar e dançar, e o set de Arca no Primavera incorporará uma verdadeira extravagância eletrônica.
ATARASHII GAKKO! (1º de junho no Cupra Stage)
Esse grupo de garotas japonesas tem um som poderoso que facilmente justifica o nome em caixa alta e com ponto de exclamação.
Logo após sua estreia na televisão dos EUA no Jimmy Kimmel Live!, ATARASHII GAKKO! está pronto para enfrentar o palco do Primavera Sound com seu envolvente J-pop que integra elementos de hip-hop, rock e jazz. Intrépidas e comandantes, suas performances ao vivo incluem dança sincronizada, roupa de marinheiro e ocasionalmente uma banda marcial.
A próxima turnê mundial do quarteto está com algumas datas esgotadas. Elas já conquistaram multidões no Coachella e no Head in the Clouds — e não há dúvidas de que ATARASHII GAKKO! trará o melhor para Barcelona.
Amaarae (1º de junho no Amazon Music Stage)
Ama Serwah Genfi — mais conhecida como Amaarae — é uma pioneira do alté, gênero musical que combina afrobeats, dancehall, reggae, hip hop, e R&B alternativo. Criada entre Atlanta e Accra, Gana, a cantora cria músicas mercuriais que são introspectivas e estilosas, destinadas a serem apresentadas para grandes plateias.
Desde seu EP de 2017, Passionfruit Summers, até seu álbum de 2023, Fountain Baby, é fácil ficar hipnotizado por seu distintivo e excêntrico soprano e sua confiança transbordante. O aclamado single “Sad Girlz Luv Money” (com Molly e Kali Uchis) fez sucesso globalmente em 2021, e no ano passado, ela se tornou a primeira gana-americana a se apresentar em um Tiny Desk Concert da NPR.
As performances ao vivo de Amaarae elevam sua mistura de R&B, pop e afrobeats a um novo nível, e ela está pronta para apresentar seus contagiantes ritmos globais ao Primavera.
Bikini Kill (1º de junho no Pull&Bear Stage)
Pioneiras famosas do movimento riot grrrl nos anos 90, Bikini Kill está trazendo a diversão (e a raiva) do punk para o palco do Primavera.
Influenciando estrelas alternativas como Sleater-Kinney, Pussy Riot e The Linda Lindas, não há dúvida de que a icônica banda americana inspirou a próxima geração, seja através de sua música ou ativismo. De “Rebel Girl” a “Feels Blind” a “I Like F—ing”, o som do Bikini Kill clama pela solidariedade feminina e pelo empoderamento, e ainda ressoa com os ouvintes hoje.
Embora a banda tenha se separado em 1997, eles se reuniram em 2019 e desde então têm feito turnês juntos — e agora, o Primavera oferece uma chance especial de ver outro momento inspirador dos roqueiros revolucionários.
Esta é uma tradução feita pelo Conexão Pop de 10 Can’t-Miss Acts At Primavera Sound Barcelona 2024: Amaarae, Ethel Cain, Troye Sivan & More do Grammy.
Onde assistir ao Primavera Sound Barcelona
O Primavera Sound Barcelona terá mais de 40 shows transmitidos ao vivo no Prime Video e Amazon Music, na Twitch.
Entre os shows confirmados que serão exibidos, estão os de Pohenix, Pulp, Justice, Amyl and the Sniffers, Blonde Redhead, The National, Disclosure, Troye Sivan, Omar Apollo, Clispe, Ethel Cain, The Last Dinner Party, PJ Harvey, Charli XCX, Roisín Murphy, Romy, American Football, Dorian Electra e The Lemon Twigs.