A cantora colombiana Karol G foi a grande vencedora do Billboard Latin Music Awards 2024, que aconteceu no último domingo, 20 de outubro, em Miami, nos Estados Unidos. Liderando a lista de indicações com 17 nomeações, ela confirmou seu favoritismo ao conquistar diversas categorias de destaque, como Turnê do Ano, Global 200 – Artista do Ano, Hot Latin Songs – Artista do Ano Feminina e Hot Latin – Música do Ano, com o hit “Qlona”, parceria com Peso Pluma.
A premiação, que reconhece os artistas, álbuns e músicas mais populares nas paradas latinas da Billboard, celebrou também Bad Bunny, que ficou em segundo lugar com seis troféus, incluindo o cobiçado Artista do Ano. O rapper porto-riquenho também brilhou com seu álbum Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Mañana, vencedor nas categorias de Top Latin Album e Latin Rhythm Album do Ano. A música “Mónaco” foi premiada como Canção de Vendas do Ano.
A noite dos latinos: um panorama musical diverso
Com 49 categorias que abrangem desde o pop latino até o regional mexicano, a cerimônia refletiu a diversidade e o crescimento da música latina no cenário global. Além das vitórias de Karol G e Bad Bunny, a noite também celebrou novos talentos como Gabito Ballesteros e Young Miko, que disputaram na categoria de Artista Revelação, além de consagrar veteranos.
O cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz, famoso por clássicos como “Corazón Partío“, foi homenageado com o prêmio Lifetime Achievement Award, em reconhecimento à sua carreira icônica e contribuição à música latina.
Anitta representa o Brasil
A única artista brasileira indicada, Anitta, concorreu na categoria Hot Latin Songs – Artista do Ano Feminina, reforçando sua posição no cenário internacional, mas o prêmio ficou com Karol G. Entre os indicados a Artista do Ano, destaque para a forte presença de Bad Bunny, Fuerza Regida, Junior H, Karol G e Peso Pluma, nomes que refletem a efervescência da música latina.
Principais vencedores
– Artista do Ano: Bad Bunny
– Turnê do Ano: Karol G
– Global 200 – Artista do Ano: Karol G
– Hot Latin Songs – Artista do Ano Feminina: Karol G
– Top Latin Album do Ano: Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Mañana – Bad Bunny
– Canção de Vendas do Ano: “Mónaco” – Bad Bunny