O bairro do Jabaquara, em São Paulo, será tomado por arte, ritmo e resistência neste sábado, 22 de março, com a chegada da segunda edição do Cultura de Rua Negritude. O evento acontece no Centro de Cultura Negra Mãe Sylvia de Oxalá e promete um dia inteiro de atividades que celebram a potência da cultura negra em suas mais diversas formas – do rap ao samba, dos debates às homenagens às matrizes africanas.
Idealizado pelo rapper Afro-X, o projeto nasceu como uma versão ampliada do Festival Cultura de Rua de 2023, mas agora ganha novo fôlego, ampliando seu alcance com um olhar ainda mais profundo sobre temas urgentes, como as raízes do racismo, a valorização da ancestralidade africana e a trajetória da música negra no Brasil.
A programação é intensa e afetuosa: haverá formação especial para educadores, mesas de debate sobre racismo estrutural, workshops de DJs, apresentações artísticas, rodas de samba e, claro, muita performance de rap – sempre com a presença de nomes potentes da cena, técnicos, educadores, autoridades e artistas convidados.
Mais do que um festival, o Cultura de Rua Negritude é um espaço de cura, escuta e empoderamento, que convida a juventude negra a ocupar seu lugar com orgulho, fortalecendo suas raízes e projetando um futuro mais justo e coletivo. É sobre se reconhecer, se expressar, e transformar através da arte e da educação.
O evento é uma realização da Unegro (União de Negros pela Igualdade) com apoio da Fundação Cultural Palmares e do Ministério da Cultura. Um verdadeiro ato de resistência, celebração e pertencimento.
Confira a programação completa
11h: Receptivo DJ Pantera
12h: Formação com pedagogia e Assistência Social Rodrigo Dimenor
13h: Palestra sobre Intolerância Religiosa com participação de Tata Pokó Nlundeji
13h30: Intervenção artística Orixás
14h: Debate sobre Violência Policial com participação de Claudinho, ex-ouvidor das polícias de SP, e Rosana Santana
15h: Importância das Mulheres na Cultura com Ruth Lopes, socióloga e fundadora do Instituto Mulher Negra e Cia
15h30: Intervenção artística Mulheres com Srta Paola, Lauren, Aysha, Tamara Franklin.
16h: Debate sobre Racismo Estrutural com Dr. Hédio, advogado, e Alberto Saraiva, da Faculdade Zumbi dos Palmares.
17h: Apresentações artísticas DJ Pantera.
17h20: BatuQ do Glicério e Carica.
18h: DJ Katatau com Nelson Triunfo.
19h: Abertura Ryan é Show Afro-X.