O clipe de “Taste” da Sabrina Carpenter, dirigido por Dave Meyers, é uma obra de arte inspirada no gênero cinematográfico de terror, cheia de sangue, que é tão divertida quanto assustadora. Com a participação de Jenna Ortega, o vídeo nos leva a uma jornada, enquanto as duas se envolvem em uma violenta e cômica disputa por um namorado.
O clipe está repleto de referências a filmes clássicos e os reinventando com toques divertidos. Desde a cena do chuveiro em Psicose até a enfermeira de tapa-olho de Kill Bill, o novo clipe da Sabrina Carpenter está inspirados nos melhores do gênero.
Referências no clipe de “Taste” de Sabrina Carpenter
“Taste” começa com um aviso aos pais e espectadores, alertando que há conteúdo explícito de “violência gráfica”, que precisa ser levado a sério. Mas, em vez de ser completamente assustador, o vídeo mistura terror e humor, transformando cenas sangrentas em espetáculos cômicos.
A maior parte do clipe faz homenagem ao filme A Morte Lhe Cai Bem, em que as atrizes Meryl Streep e Goldie Hawn travam uma batalha sem fim por um homem após tomarem uma poção que promete a vida eterna.
Aqui estão todas as referências cinematográficas no clipe de “Taste” da Sabrina Carpenter que fazem dele um banquete visual para os cinéfilos.
A Morte Lhe Cai Bem / Death Becomes Her (1992)
Uma das referências mais fortes em “Taste” é ao clássico A Morte Lhe Cai Bem (1992), uma comédia de terror estrelada por Meryl Streep e Goldie Hawn. A mansão do clipe lembra muito a casa icônica do filme, em que boa parte da história do longa acontece. No vídeo, a mansão não é só cenário, é parte essencial da narrativa, assim como no filme, em que a casa sombria vira palco para os eventos mais bizarros.
Em uma cena, em que Sabrina Carpenter fica com um buraco enorme no abdômen após cair direto numa cerca, é uma referência direta ao filme, em que as protagonistas sofrem ferimentos absurdos e voltam à vida depois de tomar uma poção que promete juventude eterna.
No final do clipe, Sabrina e Jenna parecem finalmente se entender, refletindo a decisão final de Merly Streep e Goldie Hawn de deixarem de lado a rivalidade por um homem e optarem por uma amizade eterna, literalmente.
Quando Sabrina e Jenna descem as escadas, depois do funeral do namorado, é outra cena que representa os momentos finais de A Morte Lhe Cai Bem (1992), em que as personagens descem os degraus da igreja, agora como amigas, mas ainda brigando, mesmo com seus corpos quebrados e em decomposição.
Porém, no clipe, a história é um pouco mais leve. Em vez de caírem pelas escadas e perderem partes do corpo, as duas dão risadas e mostrando que não são mais inimigas.
Kill Bill (2003-2004)
Outra referência clara em “Taste” é Kill Bill (2003-2004), do Quentin Tarantino, em uma cena em que Jenna Ortega veste um uniforme de enfermeira com um tapa-olho, parecendo muito a Elle Driver (Daryl Hannah), uma das vilãs mais marcantes do filme.
Antes de usar o acessório, Sabrina Carpenter apunhala o olho da Jenna com uma faca em um momento brutal, lembrando a abordagem sem medo de Kill Bill à violência. A faca no olho faz referência aos personagens do filme, que sofrem ferimentos sérios, mas continuam sua jornada de vingança.
E isso não é tudo quando falamos de Quentin Tarantino. As fontes usadas em “Taste” parecem ser inspiradas pelas fontes dos créditos de abertura do clássico Pulp Fiction (1994).
Brinquedo Assassino / Child’s Play (1988)
A saga Brinquedo Assassino (1988), conhecida pelo boneco assassino Chucky, também é referenciada em “Taste” quando Sabrina usa um boneco de vodu para controlar Jenna, manipulando seus movimentos enquanto ri da situação, uma cena que lembra o terror sobrenatural da série.
Mas a surpresa acontece quando Jenna revela que também tem um boneco de vodu da Sabrina e o joga no fogo, deixando a cantora de “Espresso” em chamas.
Psicose / Psycho (1960)
Nenhum clipe inspirado em filmes terror estaria completo sem uma referência a Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, e “Taste” não deixa a desejar. Em uma cena, Sabrina entra na mansão, com uma faca na mão, e encontra Jenna com seu namorado no chuveiro, tentando atacá-la. É uma clara homenagem à icônica cena do chuveiro de Psicose (1960).
Mas a cena não termina com um corpo sem vida na banheira. Em vez disso, ela se transforma na troca violenta contínua entre Sabrina e Jenna, com a protagonista de Wednesday cortando o braço da cantora.
Beetlejuice 2 (2024)
O vídeo não faz uma referência direta à sequência de Beetlejuice (2024), mas dá pistas do que está por vir no filme. O momento final de “Taste” tem cenas que lembram muito as primeiras imagens da cena do funeral do filme.
Beetlejuice 2 (2024), com estreia marcada para 5 de setembro de 2024, traz Jenna Ortega no papel de Astrid Deez, filha de Lydia, interpretada por Winona Ryder.
Possuída / Ginger Snaps (2000)
Uma das referências mais discretas no vídeo é quando Sabrina Carpenter cai em uma cerca branca e mostra o dedo do meio para Ortega. Essa é uma referência direta ao divertido filme de lobisomem Possuída (2000).
A Família Addams 2 / The Addams Family 2 (1993)
Tem muitas loiras icônicas sendo referenciadas no clipe, e seria um crime deixar de fora Debbie Jelinsky, a personagem de Joan Cusack que veste uma peça de penas em A Família Addams 2 (1993). Jenna, é claro, já se tornou membro da “Família Addams” com o sucesso de “Wednesday” na Netflix.
O Massacre da Serra Elétrica / The Texas Chainsaw Massacre (1974)
Não basta colocar um assassino com motosserra no clipe e chamar isso de referência a O Massacre da Serra Elétrica (1974). Aqui, a iluminação é o que realmente entrega. O clássico de terror de Tobe Hooper é conhecido por usar os raios do sol e reflexos de lente, assim como teve no vídeo de “Taste”.
Halloween Ends (2022)
Se você está se perguntando quem é o namorado no clipe de “Taste”, há uma resposta interessante. É o Rohan Campbell, ator que interpretou o namorado mais tóxico do mundo, Corey Cunningham, em Halloween Ends (2022).
Bônus: Please, Please, Please (2024)
Não é uma referência a um filme, mas “Taste” também inclui uma referência especial para os fãs da Sabrina Carpenter. Logo no início, aparece um ursinho de pelúcia usando a mesma fita adesiva marcada com beijo que Barry Keoghan usa no final do clipe de “Please, Please, Please”.