A música latina nos EUA bateu recorde de US$ 685 milhões em receitas no primeiro semestre de 2024, com aumento nas vendas físicas e números impressionantes no streaming, segundo um relatório recente da RIAA. Este é o terceiro ano consecutivo em que o relatório mostra que a música latina cresce mais rápido que o mercado musical geral. Embora o crescimento tenha sido de 7% em 2024, foi menor em relação aos 15% de 2023.
Streaming lidera as receitas da música latina
As assinaturas de streaming são a principal fonte de receita da música latina nos EUA, representando dois terços do total recorde. Plataformas suportadas por anúncios, como YouTube, Vevo e a versão gratuita do Spotify, cresceram 10% no primeiro semestre de 2024, respondendo por um quarto das receitas da música latina – mais que o dobro da participação dessas plataformas no mercado geral.
“A música latina continua atingindo novos recordes de receita nos EUA e impulsionando a cultura global. Ela é o gênero que mais cresce nas plataformas de streaming, pois os fãs não resistem à sua energia e emoção”, afirmou Michele Ballantyne, Presidente e CEO da RIAA.
Os serviços digitais, que incluem streaming pago, rádios online e downloads digitais, foram responsáveis por 98% das receitas da música latina no primeiro semestre de 2024.
Crescimento nas vendas físicas de música latina
As receitas físicas cresceram 21% comparado a 2022, com CDs e discos de vinil também registrando aumento. O vinil representou 1% das receitas da música latina em 2024 nos EUA, em comparação a 9% do mercado geral.
Artistas da música latina dominam as paradas
Segundo a Luminate, os álbuns mais vendidos de 2024 incluem Bad Bunny e Karol G, além de um aumento de artistas de música mexicana, como Peso Pluma, Fuerza Regida, Junior H e Grupo Frontera.