Voltando no tempo, antes do One Direction ser uma sensação pop global, os fãs de longa data devem lembrar dos vídeos diários hilários que geraram várias piadas internas, danças bobas e do Liam Payne, que fazia a maior parte dos vocais.
Antigamente conhecido entre os fãs do 1D como o confiável “Daddy Direction,” o talento do Liam como cantor é inegável desde que ele apareceu no “The X-Factor” em 2010, com apenas 16 anos. Liam impressionou os jurados com sua versão de “Cry Me A River” do Michael Bublé e acabou sendo agrupado com Louis Tomlinson, Niall Horan, Zayn Malik e Harry Styles para formar o One Direction.
À medida que o 1D lançou cinco álbuns seguidos que dominaram as paradas e criaram uma legião de fãs, os membros começaram a se sentir mais à vontade como compositores. Mas foi Liam e Louis quem escreveram mais, especialmente nos álbuns mais recentes “Four” e “Made in the A.M.”
Liam faleceu no dia 16 de outubro, na Argentina, aos 31 anos, em uma queda trágica de uma varanda de hotel. Enquanto fãs de longa data, relembram sua voz e carisma, não podemos esquecer de suas letras. Sem elas, talvez não tivéssemos sucessos como “Story of My Life” ou faixas como “Through the Dark.”
Após o One Direction, Liam lançou um EP, um álbum de estúdio e outras músicas, incluindo seu sucesso de 2017 com o Quavo, “Strip That Down,” e sua colaboração com o Zedd, “Get Low.” Mas foi através do One Direction que a maioria dos fãs conheceu Liam, também conhecido como Payno, e onde ele produziu a maior parte de sua música.
Como uma homenagem ao seu trabalho no grupo, aqui estão algumas das músicas mais notáveis que Liam co-escreveu para o One Direction, do ponto de vista de um fã.
‘Same Mistakes’ de ‘Up All Night’
Embora a gravadora tenha deixado os hitmakers comandarem a maioria do álbum de estreia da banda, todos os meninos receberam créditos de composição na faixa 11. “Same Mistakes” parece ter sido inspirada pelo ditado “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes,” em um relacionamento que estava por um fio.
Melhor parte: “That’s what crazy is/ When it’s broke and you say there’s nothing to fix.”
‘Last First Kiss’ de ‘Take Me Home’
Melhor parte: “Girl, what would you do?/ Would you wanna stay/ If I were to say/ I wanna be last, yeah/ Baby, let me be your, let me be your last first kiss.”
‘Story of My Life’ de ‘Midnight Memories’
“Midnight Memories” foi o ponto de virada onde o One Direction realmente começou a se abrir, e os garotos deixaram marcas por toda parte em seu terceiro álbum. Eles eram jovens e oficialmente famosos. O Tumblr foi inundado com GIFs do clipe de “SOML,” que mostrava os meninos relembrando suas infâncias e recriando fotos de família com irmãos, pais e avós.
Melhor parte: “I leave my heart open/ But it stays right here empty for days.”
‘Right Now’ de ‘Midnight Memories’
Em “Midnight Memories”, eles exploraram a saudade em “Don’t Forget Where You Belong,” assim como em “Right Now,” em que Niall e Harry cantam: “We won’t be going home for so long, for so long.” Pelas letras, os meninos experimentaram uma sensação agridoce, já que tinham tudo o que podiam querer, mas também sentiam falta das pessoas de suas vidas pessoais.
Melhor parte: “Right now/ I wish you were here with me/ ‘Cause right now/ Everything is new to me.”
‘Through the Dark’ de ‘Midnight Memories’
Liam começa “Through the Dark”, que fala sobre apoiar um ente querido que está passando por dificuldades. Payne também performou a música sozinho com seus vocais mais maduros e suaves em sua série de shows ao vivo em 2021, “The LP Show.”
Melhor parte: “I wish that I could take you to the start/ I’d never let you fall and break your heart/ And if you wanna cry or fall apart/ I’ll be there to hold ya.”
‘Fireproof’ de ‘Four’
Em 2014, o 1D lançou o que acabaria sendo seu último álbum com Zayn e seu falsete inconfundível. A era “Four” começou em grande estilo com “Fireproof,” uma música que conquistou novos fãs que conheceram a banda a partir de uma nova sonoridade.
Melhor parte: “I think I’m gonna win this time/ I roll, and I roll, ‘til I change my luck.”
‘No Control’ de ‘Four’
“No Control,” que tem créditos de composição da poderosa dupla Louis e Liam (também conhecidos como Tommo e Payno), trouxe uma pitada de duplo sentido, “Waking up/ Beside you I’m a loaded gun”, que fez os fãs darem risada em 2014.
Foi também uma das favoritas entre as “Louis girls,” que estavam animadas em ver o mais velho da banda finalmente assumindo um refrão após ter sido deixado de lado por anos como cantor. No entanto, a música ganhou vida própria em 2015 quando os meninos a apresentaram no “Carpool Karaoke” do “The Late Late Show”, com coreografia divertida e tudo.
Melhor parte: “Powerless, and I don’t care it’s obvious/ I just can’t get enough of you/ The pedal’s down, my eyes are closed, no control.”
‘What a Feeling’ de ‘Made in the A.M.’
Infelizmente, chegamos ao último álbum do 1D, e o primeiro sem o Zayn. Tommo e Payno se juntaram a mais três compositores para criar “What a Feeling,” uma faixa inspirada no Fleetwood Mac que se tornou um sucesso escondido para muitos Directioners. Uma das músicas favoritas de Liam do álbum, ele a apresentou durante seu “LP Show.”
Melhor parte: “With no way out and a long way down/ Everybody needs someone around.”
‘History’ de ‘Made in the A.M.’
Liam, Niall, Harry, Louis e os responsáveis da gravadora decidiram encerrar a versão standart de seu último álbum com “History,” uma música sobre se tornar “a melhor equipe que o mundo já viu.” Os fãs se seguraram ao pedido da boy band — “Então não me deixe ir/ Podemos viver para sempre” — muito tempo depois que a “pausa” de 2016 se tornou uma clara separação.
Melhor parte: “This is not the end, this is not the end/ We can make it, you know it, you know/ You and me got a whole lotta history.”
Liam foi um compositor incrível e um talento raro no mundo da música, e sua contribuição para o One Direction não pode ser subestimada. Com suas letras e melodias inesquecíveis, ele deixou uma marca muito importante na música pop.