A sexta edição do Culture Next, relatório anual de tendências globais do Spotify, revela que 80% dos jovens da Geração Z priorizam o gosto musical compartilhado em detrimento da aparência. Além disso, 95% dos jovens brasileiros dessa geração afirmam que gostos musicais semelhantes fortalecem as conexões. Contudo, a Geração Z também busca laços mais profundos com as marcas que consomem.

Conexões significativas

Esse público valoriza relações autênticas, que vão além das interações cotidianas. Desde o ghosting até experiências amorosas, eles enfrentam as complexidades do romance contemporâneo. A compatibilidade musical e de podcasts é a nova linguagem do amor. O Culture Next destaca que as marcas têm uma oportunidade ímpar de se conectar genuinamente, tanto online quanto offline.

Brian Berner, Head Global de Vendas de Publicidade e Parcerias no Spotify, afirma: “Os jovens da Geração Z estão em busca de conexão e apoio enquanto navegam por novas experiências de vida, isso oferece oportunidades abundantes para marcas que buscam se envolver com essa geração”.

Marcas na rotina da Geração Z

Uma das revelações do estudo é que a Geração Z é receptiva à presença das marcas em seus momentos diários. 80% dos jovens da Geração Z no Brasil acreditam que marcas que criam playlists para diferentes humores e ocasiões parecem mais alinhadas com suas vidas. No cenário global, 49% da Geração Z afirmou que uma marca que patrocina eventos musicais ou shows os tornaria mais propensos a comprar dela no futuro.

Principais descobertas do Culture Next

  • 49% da Geração Z mundial indicaram que marcas que patrocinam eventos musicais ao vivo os tornariam mais propensos a adquirir produtos dessa marca.
  • 80% da Geração Z no Brasil concordaram que marcas que criam playlists para estados de espírito e momentos específicos estão mais conectadas com suas vidas.
  • Globalmente, a Geração Z é 104% mais propensa a fazer streaming em consoles de jogos em comparação com os Millennials, utilizando dispositivos como smart TVs, consoles de jogos e alto-falantes.
  • No Brasil, 78% da Geração Z afirmaram que culturas de nicho e underground estão se tornando cada vez mais mainstream, devido à sua maior inclusão.
  • Nos primeiros cinco meses de 2024, os jovens dessa geração assistiram a 2,9 bilhões de minutos de podcasts em vídeo, um aumento de 58% em relação ao ano anterior no mesmo período.
  • Com a relação próxima que os ouvintes têm com os anfitriões de podcasts, experiências ao vivo estão se tornando cada vez mais populares. 37% da Geração Z assistiram a shows ao vivo ou gravações de podcasts, e 36% participaram de festas de exibição presencial para novos episódios de podcasts em vídeo.

Sou do Rio de Janeiro, tenho 28 anos e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.