Enquanto Olivia Rodrigo e Taylor Swift estão fazendo turnê em arenas e estádios ao redor do mundo com shows lotados, os artistas que abrem seus shows estão começando a se tornar grandes estrelas por conta própria. Tanto Chappell Roan quanto Sabrina Carpenter estão conquistando fama aos poucos, mas de repente estão bombando.

Chappell e Sabrina estão naquela fase de “classe média” de reconhecimento, com fãs dedicados e um estilo que todo mundo reconhece, mas a cada passo, elas estão ficando mais famosas. Como artistas que fazem show de abertura, elas têm a aprovação de dois nomes gigantes do pop com fandoms poderosos.

Jason Lipshutz, diretor executivo da música na Billboard, disse ao Yahoo Entertainment que Chappell Roan abrir para Olivia é o “ato de abertura mais bem-sucedido que ele consegue lembrar”.

Abrir para alguém sempre ajuda na carreira, mas parece que bem agora ela está virando uma estrela“, ele falou.

Chappell Roan, que tem 26 anos, lançou seu primeiro EP em 2017. Seu álbum de estreia, The Rise and Fall of a Midwest Princess, só saiu em 2023. Depois de ser bem recebida pelo público, ela começou a abrir os shows de Olivia Rodrigo, em fevereiro de 2024, dando um impulso na sua carreira. O show dela no Tiny Desk da NPR em março mostrou para mais gente o estilo único dela. De acordo com o Chartmetric, os ouvintes mensais dela no Spotify cresceram mais de 500% de fevereiro a abril deste ano.

O que ela fez nos últimos meses é incrível“, Lipshutz disse. “Ela vai ser uma estrela. A comunidade LGBTQ+ está toda torcendo por ela, e ela tem uma voz absurda que você ouve e já começa a assistir vídeos dela arrasando nas performances.

Bem do lado dela está Sabrina Carpenter, uma ex-estrela da Disney Channel de 24 anos. Ela lançou quatro álbuns pela Hollywood Records, gravadora da Disney, entre 2015 e 2019. Por um tempo, ela foi a vilã da internet em 2021, quando falaram que a música viral da Olivia Rodrigo, “Drivers License”, era sobre uma treta de amor em que ela estava envolvida. Em 2022, ela deixou essa história para trás com o álbum “Emails I Can’t Send”.

A grande chance dela veio quando ela saiu em turnê com Taylor Swift, em novembro de 2023. Ela conquistou o público com performances cheias de charme e trocadilhos, mudando o final da música “Nonsense” com frases engraçadas e diferentes em cada show. Quando a criticaram por gravar o clipe “Feather” numa igreja, ela deu uma resposta inteligente dizendo que “Jesus was a carpenter” (“Jesus era um carpinteiro”). Os números do Chartmetric mostram que os ouvintes mensais dela no Spotify cresceram 58% desde a primeira vez que ela abriu o show em novembro.

Jason Lipshutz disse que, de certa forma, Chappell e Sabrina têm histórias opostas. Chappell parece ter surgido do nada, enquanto Sabrina vem batalhando na Disney há anos à espera de um hit. Mas as duas estão seguindo estratégias parecidas para se destacar.

Para Sabrina, foi uma construção lenta com alguns singles e um álbum que a crítica gostou“, ele explicou. “Depois, uns hits menores a levaram a abrir pros shows da Taylor Swift, e então veio um hit de verdade.”

Sabrina Carpenter ainda é mais popular que Chappell Roan — ela tem 40,6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, enquanto Roan tem 9,4 milhões — mas as duas estão crescendo.

Fazendo sucesso no TikTok com novos singles

Apesar de não estarem lançando álbuns agora, as duas lançaram um single novo em abril — Chappell com “Good Luck, Babe!”, no dia 5, e Sabrina com “Espresso”, no dia 11.

As duas são da Island Records, uma gravadora da Universal Music Group. A Universal proibiu o uso das músicas deles no TikTok em fevereiro, mas os fãs deram um jeito de usar versões alternativas para promovê-las em outras plataformas — e está funcionando.

@sabslyrics ATE AND LEFT NO CRUMBS #sabrinacarpenter #espresso #sabrinacarpenterespresso #fyp #teamsabrina @Sabrina Carpenter @Team Sabrina ♬ original sound – ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

As músicas das duas estrearam nas paradas do Billboard Hot 100 na semana de 27 de abril, com Chappell em 44º e Sabrina em 7º. Alguns críticos dizem que o TikTok prioriza as músicas em vez dos artistas, e raramente leva à fama duradoura. Mas para essas duas, essa ajuda pode ser o que elas precisavam para virar estrelas de verdade.

O impulso do Coachella

Os artistas que se apresentam no Coachella geralmente ganham mais streams depois do festival, mas Chappell e Sabrina viram os maiores aumentos bem antes disso. De acordo com a Billboard, mesmo com menos ingressos vendidos, os streamings de Chappell aumentaram 52% e as de Sabrina, 41%.

@outroluvrs so grateful to witness this from the barricade, chappell roan the star you are😭💛 pink pony club at coachella weekend 2, just listen to the crowd and look at her smile🥰🥰 @chappell roan #fyp #fypシ #chappellroan #coachella #coachella2024 #goodluckbabe #casual #hottogo ♬ original sound – des

Outra estrela pop em ascensão, Reneé Rapp, viu um aumento de 33% depois de se apresentar com Kesha no Coachella, disse a Billboard. Ela talvez seja mais conhecida como Regina George na adaptação do filme Mean Girls para musical este ano. Reneé abandonou um papel em Sex Lives of College Girls da Max para focar na música. Desde que saiu da série, em julho de 2023, os ouvintes mensais dela no Spotify cresceram 143%, segundo o Chartmetric.

O que falta pra Reneé, comparado com Chappell e Sabrina, é só um hit mesmo“, Lipshutz disse. “Mas eu acho que ela pode chegar lá.”

Ele explicou que faz um tempo desde que uma nova estrela pop apareceu. As gerações mais novas estão procurando “seus próprios artistas” para apoiar desde o começo, o que está ajudando a criar mais fãs.

É sempre legal ver novas estrelas nascendo“, ele comentou.

Esta é uma tradução feita pelo Conexão Pop do artigo Sabrina Carpenter, Chappell Roan are pop stars in the making. How opening tour gigs, TikTok and Coachella are keys to their success do Yahoo Entertainment.

Sou do Rio de Janeiro, tenho 28 anos e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.