O Video Music Awards (VMAs) tem sido palco de momentos icônicos e inesquecíveis para os fãs de música e, por isso, separamos 5 curiosidades sobre o vmas. Desde sua primeira edição, em 14 de setembro de 1984, apresentada por Dan Aykroyd e Bette Midler, a premiação se consolidou como uma das mais importantes da indústria musical.

Performances lendárias de artistas como Madonna, Tina Turner e David Bowie marcaram a estreia do evento, que também coroou “You Might Think”, da banda The Cars, como Vídeo do Ano. Ao longo das décadas, o VMAs tem exibido grandes performances, polêmicas e recordes surpreendentes.

4 décadas de existência

Foto: Reprodução

O VMAs está completando 40 anos. A primeira edição foi ao ar em 14 de setembro de 1984 e foi apresentada por Dan Aykroyd e Bette Midler. A premiação contou com performances icônicas de artistas como David Bowie, Madonna e Tina Turner. “Vídeo do Ano”, o principal prêmio da noite, foi vencido pela banda de rock The Cars, por “You Might Think”.

Queen Bey no topo

Foto: Larry Busacca/MTV1617

Beyoncé é a artista mais premiada da história do VMAs. A texana acumula 30 estatuetas no total, incluindo o grupo Destiny’s Child, a carreira solo da cantora e o projeto The Carters, com seu marido, o rapper Jay-Z. Taylor Swift vem logo em seguida, com 23 prêmios. Em terceiro lugar fica Madonna, com 20. 

Feito histórico em uma noite do VMAs

Foto: Getty Images/MTV

E por falar em Taylor Swift, a cantora é recordista de prêmios no VMAs em uma noite. A voz de “I Can Do It With A Broken Heart” venceu nove de suas 11 indicações na edição do ano passado. 

Brigas históricas fazem parte das curiosidades sobre o vmas

Foto: Christopher Polk/Getty Images/AFP

E nem só de recordes e performances grandiosas vive o VMAs. A premiação já foi palco de controvérsias que até hoje são assunto nas redes sociais. Uma das mais lembradas é a de Kanye West com Taylor Swift, na edição de 2009. A cantora havia subido no palco para receber seu prêmio na categoria de Melhor Clipe Feminino por “You Belong With Me”, quando foi interrompida pelo rapper, que disse que Beyoncé merecia ter sido a vencedora por “Single Ladies”, deixando Taylor visivelmente constrangida. 

Miley Cyrus e Nicki Minaj também se estranharam na premiação, em 2015. A cantora criticou a declaração da rapper sobre ter ficado de fora das categorias principais com o clipe de “Anaconda”. Segundo Nicki, a MTV privilegiava trabalhos que tinham “vadias magras”. “Se você quer falar sobre conflitos raciais, tem um jeito para você fazer isso. Mas não vire as atenções só para você. Diga: ‘Essa é a razão pela qual eu acho importante ser nomeada. Há garotas por todos os lugares com este tipo de corpo”, disse Miley para o New York Times. 

No dia do VMAs, no qual a voz de “Flowers” era a apresentadora, Nicki foi discursar após receber uma estatueta pela categoria de Melhor Clipe de Hip-Hop e se dirigiu diretamente para a rival. Agora vamos falar sobre essa vadia que tinha muito o que falar sobre mim na mídia. Qual é, Miley?, disparou a rapper. 

VMA do Brasil 

Entre uma das curiosidades sobre o vmas, você sabia que já houve uma versão brasileira? O Video Music Brasil (VMB) foi realizado entre 1995 e 2012 pela filial nacional da MTV, que foi extinta um ano depois. A premiação, que inicialmente se propunha a eleger os melhores videoclipes não só do país, mas do mundo inteiro, foi se expandindo com o passar do tempo e sofrendo algumas reformulações. 

Com essas mudanças, mais artistas brasileiros, dos mais diferentes gêneros, passaram a ser contemplados. A cantora Pitty é a mais premiada da história do VMB, seguida pelas bandas Os Paralamas do Sucesso, O Rappa e Skank. Devido aos altos custos, a premiação foi descontinuada.

Jornalista, escritor, noveleiro e apaixonado por cultura pop.