O Conexão Pop esteve presente no 1º show completo da turnê DEPOIS DO FIM do Lagum no último sábado (13) no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Anteriormente, a banda havia tocado no Pop Up Festival, em Juiz de Fora.

Antes do início do show, participamos da coletiva de imprensa com a banda, que nos contou detalhes sobre a produção do novo álbum e as ideias que ajudaram a criar uma turnê inédita.

Perguntamos ao grupo sobre o fato de o álbum DEPOIS DO FIM ter uma sonoridade mais tranquila do que o projeto anterior da banda MEMÓRIAS (De Onde Eu Nunca Fui), e os shows sempre serem tão animados.

Zani, Chicão, Jorge e Pedro Calais da banda Lagum em coletiva no Rio de Janeiro.

Queríamos entender como seria o encaixe das novas canções na tour. Sobre isso, Chicão nos contou que o álbum tem uma vertente nova, uma Lagum em que eles mesmos encontraram uma verdade que os surpreendeu depois do fato do Tio Wilson:

A ausência de um batera, fez a gente se reinventar e fazer coisas com o que tínhamos. Então, muita das guias levantamos com bateria sintetizadas etc. E é claro que no show, sempre trazemos uma vertente diferente do que é o álbum. Nosso show é sempre pegado, sempre pra cima. Ficamos muito tempo dentro no estúdio enfurnado no pós-álbum pra gente conseguir trazer essa realidade do álbum pro show.”

Chicão completa dizendo que a banda respeita o que o álbum é e tenta trazer um mix do sentimento que ele agrega às pessoas com uma sonoridade que cabe no show também:

Fizemos uma construção bem bacana das músicas. Algumas colocamos umas partes para dar uma subida na galera e outras descemos umas partes pra realmente a pessoa sentir o que é a música na sua origem, na sua essência.”, conta o baixista.

Em relação à criação da setlist do show, perguntamos aos artistas como funciona a escolha das canções e até mesmo as brincadeiras que eles fazem com os fãs nas redes sociais.

Pedro Calais contou ao Conexão Pop que a banda cria várias setlists até acertar uma que eles gostem. Em um recente vídeo publicado no Instagram, uma possível setlist estava vísivel e chamou a atenção dos fãs.

De fato, naquele momento aquela era a setlist, mas a gente fez um ensaio e entendeu que não era mais e mudamos diversas coisas. E é engraçado zoar com eles, é um bom passatempo, mas temos muito respeito e escutamos muito o que eles têm a dizer, as músicas preferidas e tal.”

Por fim, Pedro afirma que o objetivo do Lagum é combinar o que eles têm na cabeça com o que a galera gosta porque fazer um show é uma celebração:

É sempre uma comemoração vender ingressos, ver um sold out em uma casa, é uma comemoração de que o nosso trabalho tá dando certo, não só nosso trabalho na música, mas como equipe, banda, escritório, como um tudo e as pessoas têm que fazer parte dessa festa. E não dá pra ficar com o bolo só pra gente, então a gente divide com a galera. Quer a música tal? Demorou. A gente toca!“, explica o vocalista.

O próximo show da turnê DEPOIS DO FIM está marcado para o dia 20 de maio em Curitiba, no Festival Coolritiba 2023. Depois, os meninos seguem para as cidades Belo Horizonte, Porto Alegre, Uberlândia, Ribeirão Preto, São Paulo, Campinas e Divinópolis, antes de partirem para a Europa.

Você pode acompanhar a agenda do Lagum no site oficial da banda.

28 anos, moro no rio de janeiro e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.