A próxima edição do Grammy só acontece no inverno americano, mas as melhores músicas são descobertas bem antes, no verão.

Com o lançamento de hits como “Espresso” de Sabrina Carpenter e “Million Dollar Baby” de Tommy Richman, o assunto de Song of the Summer, ou Música do Verão, em português, começou. Embora seja algo não oficial, decidir quais faixas se tornam o hino da estação pode ser complicado.

Diferente dos filmes blockbuster de verão, a Música do Verão pode ser lançada no início do ano, mas uma verdadeira candidata deve se manter consistentemente em alta durante toda a temporada, medida por streams e execuções no rádio. A faixa também precisa ter a cara do verão, sendo este um fator muito mais difícil de ser definido.

O portal de notícias americano USA TODAY conversou com especialistas para ajudar a entender o que faz uma música ser a Música do Verão, o que os vencedores não oficiais do verão passado tinham em comum e o que podemos esperar que se destaque em 2024.

Kendrick Lamar, em 13 de outubro de 2023, no Austin City Limits Music Festival. Sabrina Carpenter no Coachella em 12 de abril de 2024. Post Malone no palco com Morgan Wallen durante o 57º Prêmio Anual CMA em 8 de novembro de 2023. Créditos: Dave Creaney / For Austin American-Statesman / USA TODAY NETWORK – Taya Gray / The Desert Sun / USA TODAY NETWORK – Terry Wyatt / Getty Images.

Os hits do verão são como máquinas do tempo da juventude

Para os mais jovens, o verão é significado de mais tempo para ouvir música, já que muitos estudantes estão de férias e saindo mais, disse Philip Scher, professor de antropologia da Universidade de Oregon com especialização acadêmica em cultura pop.

Mas o impacto dessas músicas não termina aí, pois os verdadeiros hits do verão vivem para sempre dentro dos ouvintes. Quando Scher ouve “Afternoon Delight” da Starland Vocal Band, ele é instantaneamente transportado de volta ao verão de 1976.

Quando você fica mais velho, na verdade, quando você pensa nas músicas do verão, está pensando nas músicas dos verões da sua juventude mais do que qualquer outra coisa,” disse Scher.

O público têm o poder de determinar a música vencedora duas vezes, uma vez pelo seu domínio durante aquele verão específico e novamente anos depois.

Mulheres aproveitam o sol de verão e escutam músicas. Paul Bradbury. Getty Images.

O conceito de Song of the Summer

O conceito de “Música do Verão” surgiu por volta dos anos 90. Músicas de verão existem desde que existe música, comenta Robert Thompson, diretor fundador do Bleier Center for Television and Popular Culture da Universidade de Syracuse, em New York.

“We Have No Bananas” de Frank Silver e Irving Cohn vendeu partituras antes do verão de 1923. “Dancing In The Street” de Martha and the Vandellas foi lançada no verão de 1964 e rapidamente se tornou um clássico, servindo como hino nas ruas para os movimentos pelos direitos civis e anti-guerra do Vietnã.

Mas, a sociedade não começou a aderir à ideia de uma Música do Verão até os anos 90, época em que uma única melodia podia moldar toda uma cultura em diferentes segmentos demográficos, disse Thompson.

Naquela época, o New York Times havia começado a analisar quais músicas atendiam aos critérios sazonais. Por volta de 2010, a Billboard começou a listar as músicas do verão. Em 2013, o MTV Video Music Awards introduziu sua categoria Música do Verão, e One Direction recebeu o prêmio com “Best Song Ever”.

As músicas do verão não seguem regras

Ao refletir sobre o verão de 1983, Thompson se refere a “Every Breath You Take” do The Police como o hit da época. Embora não seja tão animada ou dançante quanto outras faixas de verão, ela tinha um refrão cativante o suficiente para marcar a cultura. No ano seguinte, “When Doves Cry” de Prince, com seus sintetizadores pesados e bateria, fez o mesmo.

As músicas de verão frequentemente apresentam um gancho contagiante e letras sobre idas à praia, dias na piscina ou dirigindo com as janelas abertas. Muitas pessoas pensam logo na discografia dos Beach Boys, com sucessos como “Surfin’ U.S.A” e “Good Vibrations” que personificavam o gênero sazonal tanto sonoramente quanto liricamente.

Se você analisar as músicas de verão, muitas delas têm muito disso. Mas na verdade não há regras. Uma música de verão pode se tornar uma música de verão se penetrar na cultura durante o verão“, disse Thompson.

Os temas emocionais das músicas de verão também são diversos, até mesmo tratando de desilusão amorosa às vezes, observa Scher. Ele lembra da faixa melancólica de 1974 “Billy, Don’t Be a Hero” de Bo Donaldson and The Heywoods, como uma música de verão, apesar de ser sobre um homem que morre na guerra.

O hit número um do verão na verdade não precisa ser uma música de verão“, disse Scher.

As músicas do verão não precisam se encaixar em um molde. Os candidatos deste ano abrangem diversos gêneros, desde a diss track “Not Like Us” de Kendrick Lamar até a parceria country “I Had Some Help” de Post Malone e Morgan Wallen – mais uma prova de que os hinos de verão são o que os ouvintes decidem que são.

Quem realmente decide a ‘música do verão’ em 2024

As músicas de verão sempre fazem sucesso em uma época particularmente acolhedora para os gêneros pop e rock ‘n’ roll, tocadas em lugares públicos como shoppings.

Mas com o surgimento dos serviços de streaming e das redes sociais, o espírito cultural da música se fragmentou em mil pedaços. O mesmo acontece com a música do verão, em que qualquer coisa que remeta a um consenso desapareceu há muito tempo. A quantidade de espaços para apoiar uma música de verão foi significativamente reduzido, segundo Thompson.

O rádio mudou completamente a maneira como consumimos música. Antes, você ia à praia ou parque e ouvia as mesmas músicas saindo dos alto-falantes”, disse Thompson. “Agora é mais provável que você ouça os pássaros cantando ou as ondas quebrando no mar, já que todo mundo está ouvindo sua própria música através de fones de ouvido.”

Isso não quer dizer que a discussão de Música do Verão tenha desaparecido ou que vá desaparecer, mas a resposta sobre qual é a música do verão está nas mãos de cada pessoa.

A música é consumida pelos ouvintes“, disse Thompson. “Um ouvinte vai encontrar algumas músicas emblemáticas do Verão de 2024 de maneiras que outros não.”

Esta é uma tradução feita pelo Conexão Pop de The evolution of the song of the summer, from ‘Afternoon Delight’ to ‘I Had Some Help’ do USA Today.

Sou do Rio de Janeiro, tenho 28 anos e provavelmente estou na praia ouvindo alguma playlist de verão.