A cantora Beyoncé fez história na última edição do Grammy Awards, realizada nesse domingo (2). Seu disco “COWBOY CARTER” conquistou o prêmio mais importante da noite: Álbum do Ano. Além de ser um marco inédito na carreira da norte-americana, que já havia sofrido quatro derrotas na categoria anteriormente, também a torna a primeira mulher negra do século 21 a conseguir o feito.
Em um total, apenas quatro mulheres negras ganharam um Grammy de Álbum do Ano. Antes de Beyoncé, a última vencedora havia sido Lauryn Hill, em 1999, pelo aclamado “The Miseducation of Lauryn Hill”. Na época, a cantora e rapper recebeu o prêmio das mãos da lendária Whitney Houston (1963-2012), que também faz parte deste seleto grupo.
Veja a lista completa:
1- Natalie Cole – “Unforgettable… with Love” (1992)
Lançado em 11 de junho de 1991, o álbum de Natalia Cole (1950-2015) é um compilado de regravações de músicas de Nat King Cole (1919-1965), pai da artista. O álbum, além da aclamado pela crítica e premiado pelo Grammy, foi um grande sucesso comercial, conquistando o topo da Billboard 200 e da Billboard Top Jazz Albums.
2- Whitney Houston – “The Bodyguard” (1994)
Trilha sonora do filme de mesmo nome, “The Bodyguard” foi lançado em 17 de novembro de 1992. O disco contém algumas das baladas mais marcantes da carreira de Whitney Houston, como “I Have Nothing” e “I Will Always Love You”, escrita originalmente por Dolly Parton.
É a trilha sonora mais vendida de todos os tempos.
3- Lauryn Hill – “The Miseducation of Lauryn Hill” (1999)
Lançado em 25 de agosto de 1998, o primeiro e, até então, único álbum da cantora e rapper Lauryn Hill fez história. O disco, junto a títulos como “The Velvet Rope” (1997), de Janet Jackson, e “Baduizm” (1997), de Erykah Badu, é visto como essencial para o surgimento do gênero neo-soul.
4- Beyoncé – “COWBOY CARTER” (2025)
26 anos depois da última vitória por uma mulher negra, Beyoncé conquistou o tão cobiçado prêmio de Álbum do Ano com o “COWBOY CARTER”, disco que marca a incursão da música country na sua discografia. Lançado em 29 de março de 2024, o projeto foi um dos mais aclamados do ano e conta com colaborações de Post Malone, Miley Cyrus, Shaboozey, e outros.