A Ingrooves Music Group, líder mundial em distribuição, marketing e tecnologia de música, anunciou recentemente a terceira de uma série de patentes nos EUA que têm o poder de mudar a forma como os artistas atingem novos públicos e interagem com os ouvintes, elevando a quantidade de streams.
A tecnologia chamada de “Previsão de Inteligência Artificial de Comportamento de Público de Mídia Social de Alto Valor para Campanhas de Marketing”, amplia a possibilidade de localização de oportunidades da Ingrooves para plataformas de vídeos curtos, como TikTok, YouTube Shorts e Instagram Reels.
A partir do uso dessa facilidade, artistas e selos passam a ter acesso às tendências de User Generated Content (UGC), ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português, antes que elas cresçam consideravelmente.
De acordo com Cris Falcão, Managing Director LATAM da Ingrooves, essa é uma transformação permite que artistas maximmizem o retorno de investimentos em campanhas de marketing focadas no crescimento sustentável de audiências:
“A tecnologia analisa as tendências de UGC, procurando os principais indicadores de crescimento em plataformas de streaming de música para, em seguida, sinalizar oportunidades de investimento ou mesmo orientar quando não se deve investir e continuar apenas mapeando oportunidades que venham a surgir”, explica Falcão.
A nova patente é baseada em outros serviços da Ingrooves, como o “Songs On The Move”, em que profissionais de marketing podem avaliar sinais de crecimento e tomar decisões imediatas e a “Smart Audience”, ferramenta de publicidade para implementar campanhas de redes sociais para um público específico.
Um exemplo de música que teve a quantidade de streams elevada é “Fumando Mota” do grupo Los Lara do selo Música Serca.
As tecnologias citadas anteriormente foram fundamentais para aumentar a descoberta orgânica e trazer os fãs do TikTok às plataformas de streaming de música. Como resultado, a faixa ultrapassou 80 milhões de streams no Spotify.